Em Foco

Webinar de encerramento

Webinar de encerramento

Ontem 14/05 cumprimos com sucesso a última etapa do projeto de P&D patrocinado pela Light SESA que viabilizou o desenvolvimento do sistema, EMA- Energy Management Analytics, plataforma de gestão energética de baixo custo, composta de um software de gestão, um hardware para submedição e um módulo de Insights baseado em algoritmos de machine learning. Obrigado Light pela parceria!

Fonte: Facto Energy
Capacitação Light Ferramenta EMA-Energy Management Analytics

Capacitação Light Ferramenta EMA-Energy Management Analytics

Realizamos no dia dia 20 de abril o 1º evento de capacitação dos funcionários da Light SESA, no uso da plataforma de gestão energética EMA-Energy Management Analytics . O treinamento faz parte da última etapas do projeto de P&D executado pela Facto Energy e a Tecnoclade Sistemas. A plataforma EMA consiste de 03 módulos: um completo software de gestão energética, um hardware de baixo custo e módulo com modelos de otimização, previsão e de machine learning.

Fonte: Facto
Encerramento Projeto Gestão Energética CIdade de São Bernardo-SP

Encerramento Projeto Gestão Energética CIdade de São Bernardo-SP

No dia 28 de fevereiro na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, aconteceu o encerramento do projeto GEM (Gestão Energética Municipal) da prefeitura de São Bernardo do Campo-SP. O projeto foi patrocinado pela ENEL Distribuição São Paulo e executado pela Facto Energy como parte do PEE/Aneel (Programa de Eficiência Energética) da ENEL. Com este evento já são contabilizados projetos em 18 cidades paulistas, todos geridos por profissionais da Facto Energy, contribuindo de maneira concreta para a otimizacao dos recursos públicos, aumento da eficiência energética e capacitação dos servidores dos municípios brasileiros. Entre os resultados apresentados hoje estão: -Apresentação de 10 projetos de EE e fontes renováveis; -Plano diretor de energia para um horizonte de 5 anos, indicando um potencial de redução anual no consumo de 10,72%, equivalente a quase R$ 4 Milhões anuais; -Diagnóstico da contratação de demanda de todas as UC (A4) indicando um potencial de redução de R$ 508 mil / ano;  -Capacitação dos servidores em Eficiência e Gestão Energética Municipal e fontes alternativas de energia hashtagGEM hashtagGestãoEnergética hashtageficiênciaenergética hashtagfactoenergy hashtagprefeitura hashtagEnergy hashtagenergiasrenovables hashtagenergiasolar hashtagcidadesinteligentes hashtagenel

Fonte: Facto Energy

"Avaliação da Política de P&D do Setor Energético no Brasil e Recomendações de Melhoria

No dia 21/02 foi realizado no Rio de Janeiro o evento organizado pela ICF Consulting em parceira com a Facto Energy: "Avaliação da Política de P&D do Setor Energético no Brasil e Recomendações de Melhoria". O encontro teve como objetivo Apresentar os primeiros resultados da avaliação das políticas atuais de P&D no setor de energia no Brasil e discutir oportunidades para reduzir eventuais ineficiências do processo e otimizar o uso destes recursos visando acelerar a transição para uma economia de baixo carbono e buscar soluções para a demanda crescente por energia no país.



Fonte: Facto Energy
Workshop Observatório para Cidades Sustentáveis

Workshop Observatório para Cidades Sustentáveis

Nos dias 18 e 19 de fevereiro em Brasilia a hashtagFactoEnergy apresentou alguns dos desafios energéticos para as cidades brasileiras nos próximos anos. A apresentação fez parte do "Workshop Observatório para Cidades Sustentáveis", organizado pelo Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE). O projeto tem como objetivo promover a criação de soluções de sustentabilidade no contexto brasileiro e o uso de indicadores para elaborar tipologias de cidades.

Fonte: Facto Energy

"Benchmarking Internacional da Expansão da geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis"

Já está disponivel o estudo desenvolvido pela Facto Energy "Benchmarking Internacional da Expansão da geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis". Este estudo foi encomendado pela GIZ e pelo TCU e desenvolvido durante o ano 2018.
A publicação contém informações atualizadas acerca de diversas experiências para inserção e expansão da participação de energias renováveis nas matrizes de energia
elétrica de 10 países selecionados, quais sejam: África do Sul, Alemanha, Chile, China, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos (Estado da Califórnia), Índia, Itália e México. O estudo está disponivel para download na sua versão completa e também como Sumário Executivo no endereço (https://lnkd.in/eWF9TGA)

Fonte: https://portal.tcu.gov.br/pt_br/energia/informacoes/energia-renovavel.htm
Análise do Impacto Regulatório da Micro e Mini Geração Distribuída

Análise do Impacto Regulatório da Micro e Mini Geração Distribuída

No dia 22/10 apresentamos na ANEEL, os resultados do estudo "Análise do Impacto Regulatório da Micro e Mini Geração Distribuída". O estudo foi encomendado pela GD Solar, Canadian, ABB e BRL, principais agentes do segmento de geração distribuída fotovoltaica no Brasil. O objetivo principal desta consultoria foi subsidiar tecnicamente a estes agentes, visando sua contribuição para o aprimoramento das regras aplicáveis à micro e mini geração distribuída, participando da consulta pública no contexto da Nota Técnica n° 0062/2018-SRD/SCG/SRM/SGT/SRG/SMA/ANEEL. Entre os objetivos do estudo estiveram:

(i) Cálculo do aumento ou Decréscimo anual real da tarifa de energia elétrica;
(ii) Avaliação do impacto da simultaneidade entre consumo e geração;
(iii) Atualização do mercado potencial para geração local e remota e a taxa de crescimento anual do mercado potencial;
(iv) Estimar a energia evitada pela micro ou minigeração distribuída;
(v) Estimar a redução das perdas técnicas na distribuição e rede básica
(vi) Apresentar proposta alternativa de remuneração do fio das empresas de distribuição.
Os resultados foram apresentados a ANEEL para sua avaliação.



Fonte: GD Solar
Congreso Internacional de Mecanismos de Incentivo para Energias Renovables en América Latina

Congreso Internacional de Mecanismos de Incentivo para Energias Renovables en América Latina

No dia 15 de outubro na cidade de Cochabamba (Bolívia), foi realizado o "Congreso Internacional de Mecanismos de Incentivo para Energias Renovables en América Latina". O evento foi organizado pela GIZ (Deutsche Gessellschaft fur Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, pelo BID e pelo Ministério de Energia da Bolivia.A Facto Energy foi convidada para representar o Brasil e abordar o tema: 
" Subastas de Energia en el Contexto Brasileño". O evento contou com a participação de palestrantes do Brasil, da Finlândia, Uruguai e o Peru.

Fonte: GIZ
Taller de Capacitación y Planificación para Auditoria Coordinada Sobre Energias Renovables en el Sector Eléctrico

Taller de Capacitación y Planificación para Auditoria Coordinada Sobre Energias Renovables en el Sector Eléctrico

A Facto Energy participou nos dias 24 e 25 de setembro em Santiago, Chile no " Taller de Capacitación y Planificación para Auditoria Coordinada Sobre Energias Renovables en el Sector Eléctrico". O evento foi organizado pela Controlaria General de la República del Gobierno de Chile e o Tribunal de Contas da União (TCU-Brasil). A responsabilidade da Facto foi ditar um minicurso sobre os desafios técnicos, econômicos, regulatórios da inserção massiva da geração renovável além da apresentação dos principais resultados do estudo "Benchmarking Internacional" apresentado previamente em Brasilia. O evento contou com a participação das EFS (Entidades Fiscalizadoras Superiores) de 13 países de América Latina.

Fonte: TCU/GIZ